A titulação é uma técnica analítica amplamente utilizada. Ela pode ser usada para análise e controle de qualidade de produtos em indústrias como farmacêutica, produtos químicos, petroquímicos, alimentos e bebidas etc. Vários parâmetros podem ser determinados, por exemplo: acidez, alcalinidade, íons de metais e princípios ativos farmacêuticos. Para determinar o teor de água, é utilizado um tipo especial de titulação, conhecido por titulação Karl-Fischer.
A titulação é a determinação da quantidade de uma substância específica (analito) contida em uma amostra pela adição controlada de um reagente (titulante) de concentração conhecida, baseada na reação química completa entre a substância e o reagente. O titulante é adicionado até que a reação seja concluída (ponto de equivalência).
A forma clássica de monitorar uma reação de titulação é adicionar um indicador apropriado ao analito, que muda a cor quando a reação química estiver completa (ponto final da titulação). Atualmente, a reação química e o ponto final podem ser monitorados por meio de um sensor.
Por que a Pesagem Precisa é Crucial
?
Desde o consumo e concentração do titulante, bem como o peso da amostra usada na análise, o teor do analito pode ser calculado. A pesagem precisa das substâncias usadas para preparar a solução titulante e a solução de amostra de analito é muito importante. Apenas com a preparação precisa da amostra é possível ter certeza dos resultados precisos da titulação.