Pesticidas são compostos químicos utilizados para matar, repelir ou controlar plantas, animais e micro-organismos indesejados (ou seja, aqueles considerados ervas daninhas, pragas e doenças). Pesticidas como herbicidas, inseticidas, fungicidas, antimicrobianos e desinfetantes são utilizados rotineiramente em produtos agrícolas, inclusive em alimentos para consumo humano e animal, para aumentar a produção agrícola e proteger os produtos durante o armazenamento e transporte. Através do consumo de tais produtos, as pessoas e os animais são expostos a baixos níveis de pesticidas na sua alimentação.
A fim de proteger os consumidores, os resíduos de pesticidas estão sujeitos a uma legislação rigorosa no mundo inteiro. Os Limites Máximos de Resíduos (LMRs) são a quantidade mais alta de um resíduo de pesticida específico permitido nos alimentos ou nas rações animais. Os LMRs variam de região para região no mundo inteiro, e os fabricantes de alimentos que exportam produtos para outros países precisam atender a todos os LMRs individuais de cada região de destino.
O processo de análise de resíduos de pesticidas normalmente envolve a extração dos resíduos, procedimentos de limpeza para remover outros componentes e um procedimento analítico para identificar e medir a quantidade de resíduos de pesticidas.
Geralmente, os resíduos de pesticidas são analisados através dos seguintes métodos:
- Cromatografia Gasosa Acoplada à Espectrometria de Massa (GC-MS), principalmente para compostos voláteis em amostras complexas
- Cromatografia Líquida Acoplada à Espectrometria de Massa (LC-MS), adequada para compostos não voláteis (moléculas termicamente instáveis)
Com o uso dessas técnicas, a análise dos resíduos de pesticidas permite identificar e quantificar cada pesticida na amostra em comparação a uma matriz de pesticidas conhecidos. Para melhores resultados, o método requer condições reprodutíveis e a utilização de padrões de referência de alta qualidade.
Por Que a Preparação Precisa de Padrões de Referência é Fundamental?
A análise dos resíduos de pesticidas é um procedimento altamente sensível que requer soluções extremamente precisas. A pesagem e dosagem precisas dos padrões de referência, bem como a diluição com solventes, são fundamentais. Com os erros inerentes associados à pipetagem e à vidraria volumétrica, a preparação de soluções por gravimetria oferece um nível maior de precisão.