Resíduo não volátil (RNV) ou matéria não volátil é o material solúvel, suspenso ou particulado que permanece após evaporação do solvente volátil que contém o material. A análise de teor não volátil pode ser usada para determinar a pureza de um solvente, bem como para medir a quantidade de microcontaminação na superfície de um item ou componente (ou seja, sua limpeza).
A determinação do RNV envolve a evaporação do solvente orgânico, depois a medição gravimétrica do resíduo usando uma balança sensível e receptáculos de pesagem cuidadosamente tarados. Esse tipo de análise é fundamental nas áreas de qualidade de água e teste ambiental, bem como nas indústrias químicas, farmacêuticas, de dispositivos médicos e eletrônica.
A determinação de matéria não volátil é um importante teste de garantia de qualidade para produtos em que a presença de qualquer resíduo possa afetar a qualidade e desempenho do produto ou a eficiência do processo. O teste de RNV é útil para controlar processos de fabricação e garantir o cumprimento das especificações. Por exemplo:
- Garantir a limpeza de equipamento médico, especialmente de dispositivos médicos implantáveis
- Minimizar a microcontaminação de componentes da unidade de disco rígido do computador
- Medir a qualidade dos produtos como tinta, verniz, laca e produtos relacionados
- Manter os limites para migração de solvente tóxico em embalagem plástica de alimentos
Por que a Pesagem Precisa é Importante?
Pesar resíduos não voláteis é uma aplicação de pesagem diferencial. A quantidade de resíduo não volátil coletado normalmente é muito pequena. Quando o solvente é muito puro, ou quando há muito pouca contaminação, é necessário usar um grande volume para fornecer até mesmo uma pequena quantidade do resíduo. A medição de quantidades tão pequenas exige uma balança altamente precisa; em muitos casos, a resolução exigida é de 10 ou 1 µg (5 a 6 casas decimais).