A experimentação ou filtragem de alta produtividade (HTE ou HTS) é utilizada na indústria farmacêutica, no desenvolvimento de compostos descobertos recentemente ou no desenvolvimento pré-clínico inicial de candidatos a medicamentos. A exploração racional de milhares de moléculas acaba quando uma única nova entidade molecular (NME) chega ao estágio de comercialização: apenas 1 entre 10.000 potenciais candidatos chega ao mercado. Essa variação dinâmica entre um número elevado e baixo de compostos precisa de um processo de filtragem eficaz. Assim que uma NME é encontrada, suas propriedades moleculares e condições de síntese são otimizadas antes de serem submetidas a testes clínicos e pré-clínicos. Esse trabalho geralmente fica a cargo do departamento de Química, Fabricação e Controles (CMC) de uma empresa farmacêutica. Como geralmente há muitos parâmetros e fatores que podem variar ao sintetizar uma molécula, esse processo resulta em uma enorme quantidade de testes.
Para alcançar a produtividade desejada, os pesquisadores geralmente usam a filtragem de reação paralela. Esse método permite a realização de várias reações simultâneas em um sistema de reator, sendo que há uma ligeira modificação em cada um dos frascos. Nesse tipo de testagem paralela, a miniaturização e a automação são maneiras poderosas de acelerar processos e aumentar a produtividade.
Por que a automação da pesagem é importante?
A preparação da amostra é uma das primeiras etapas em um fluxo de trabalho de experimentação de alta produtividade e geralmente envolve a pesagem de vários pós para preparar uma única formulação. Especialmente no caso de um grande número de formulações a serem testadas, a pesagem manual logo se torna maçante, demorada e suscetível a erros. Automatize e deixe o Sistema de Dosagem Robótica de Pós preparar com precisão suas amostras de reação!